Todo detalhe é importante para que sua casa fique bonita, aconchegante e segura. Afinal é um espaço para você curtir com sua família, receber familiares e amigos – ou trabalhar -, e garantir que ele esteja impecável faz bem para seu bem-estar físico e psicológico.
Para colaborar com essa missão muito agradável, trouxemos 5 dicas para não errar no acabamento das paredes: ponto de destaque em qualquer ambiente e que merecem receber todo cuidado, não é mesmo?
Dica 1: Dê atenção ao preparo da superfície
Antes de fazer o acabamento da parede – seja com tinta, cerâmica ou papel de parede, por exemplo – é preciso que ela esteja regularizada.
Assim, o primeiro passo é efetuar a proteção termoacústica e, se necessário, efetuar a impermeabilização. Dessa forma, você protegerá a parede de ocorrência de fissuras ou umidade, impedindo que comprometam o desempenho do revestimento e a estrutura da obra.
Outro ponto muito importante nesta etapa, é nivelar a superfície eliminando tintas antigas descascadas, corrigindo pequenas trincas – no caso de trincas profundas, será necessário o apoio de um profissional para solucionar o problema e manter a segurança de todo o ambiente.
Para nivelar a superfície, utilize lixa adequada para esse processo, que são as lixa para massa, lembrando que:
Quanto menor for o número da lixa, mais grossa ela será;
Para obter um bom lixamento, você deve começar sempre pela lixa mais grossa, passando para a mais fina na sequência.
Somente quando a superfície da parede estiver bem lisinha e limpa é que você poderá passar para o acabamento.